skip to Main Content
Quem Compra Imóvel Tem Que Declarar Imposto De Renda?

Quem compra imóvel tem que declarar imposto de renda?

Muita gente faz essa pergunta: “quem compra imóvel tem que declarar imposto de renda?” Geralmente, dependendo da data da compra e das condições de aquisição, o imposto deve ser declarado.

Por outro lado, para casos de imóveis já comprados em anos anteriores, a declaração é obrigatória como vamos explicar neste artigo para você.

Quem compra imóvel tem que declarar imposto de renda?

Sabemos que a declaração de impostos pode ser complexa conforme a quantidade de documentos e de valores a serem calculados a cada contribuição do IR.

Em breve o proprietário de um imóvel deverá apresentar o número da matrícula do imóvel e o do Imposto Predial e Territorial Urbano.

Rendimento anual

A legislação deixa claro que as regras a serem seguidas na declaração sobre imóvel variam também conforme a renda mensal de cada contribuinte.

Como declarar?

Para fazer a declaração é importante apresentar determinados documentos relacionados ao imóvel. Mesmo para casos de aluguel, a pessoa que aluga um imóvel ou paga aluguel também deve declarar esses valores na declaração anual.

As regras são válidas para todo tipo de imóvel, seja de uso comercial ou residencial. No caso de propriedades rurais ou urbanas com valor acima de R$ 300 mil, as mesmas devem ser registradas no IRPF.

A declaração exige posse da escritura pública ou contrato de compra e venda firmados em cartório.

Na compra

Para responder a pergunta “quem compra imóvel tem que declarar imposto de renda?”, caso o contribuinte tenha comprado a propriedade ainda na planta e deu uma entrada para a construtora e começou a pagar as parcelas, os valores devem ser declarados também.

Na declaração, existem campos a serem preenchidos com o endereço do imóvel, a inscrição municipal, a data da compra, o endereço e a área total da propriedade.

Mas, mesmo em casos de compra de imóveis já construídos ou usados, pode haver diferença na declaração para aquisição à vista ou financiada.

Para a declaração de aquisição à vista, o imóvel deve ser descrito na ficha de Bens e Direitos, lembrando que cada tipo de imóvel possui um código. Por outro lado, em casos de financiamento é necessário inserir o nome, CPF ou CNPJ, condições de pagamento, valor pago na entrada e valor a prazo.

No campo da declaração da Receita Federal que exige informações a respeito da situação do imóvel é indicado descrever o total pago com entrada e prestações no ano anterior.

Informando compra e venda

Normalmente, a compra e a venda devem ser informadas à Receita Federal.

Lembramos que a ficha de bens e direitos exige a declaração dos valores originais pagos na época em que o imóvel foi comprado e o valor obtido com a venda final.

O comprador deve informar o número de CPF, a descrição do patrimônio e a forma de pagamentos.

Conclusão

Esta é sem dúvidas uma boa época para investir em imóveis, portanto, casos tenha mais dúvidas, o comprador do imóvel pode solicitar a orientação de um contador ou de um advogado para agilizar as declarações e evitar dores de cabeça no futuro.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top